terça-feira, 24 de junho de 2014

A PRINCESA ROSANA E O CANTO DOS PÁSSAROS



Era uma vez uma princesa que passava as manhãs bordando no jardim ou no pomar, porque adorava ouvir o canto dos pássaros. Para a princesa Rosana, o canto das avezinhas era o som mais harmonioso que existia. Ela se sentava nos bancos próximos às fontes e se deliciava com o aparecimento daquelas criaturinhas tão delicadas.

Certo dia, porém, o rei surpreendeu-se ao ver Rosana chorando. Ele se sentou ao lado dela enquanto perguntava: “O que houve, filha?!... Você está doente?!...” A princesa respondeu: “Não, papai. Eu estou com vontade de ouvir o meu  canto favorito. Mas o passarinho, que canta melhor do que todos os outros, nunca mais apareceu.”

E a princesa, após aquele dia, começou a bordar em seu quarto, e não quis mais caminhar no pomar e no jardim. Até mesmo as fontes e as outras avezinhas pareciam ter perdido o encanto. Era como se a princesa pensasse: “Se não posso ouvir aquele pássaro, não quero ouvir nenhum outro.”

O rei, preocupado em ver sua filha tão triste, perguntou a um sábio, muito popular em seu reino, o que ele aconselhava para elevar o ânimo da princesa, e o sábio respondeu: “Existe um jovem que imita o canto de vários pássaros. Talvez ele saiba reproduzir o canto que a princesa deseja ouvir.”

O rei ordenou que trouxessem imediatamente o jovem à sua presença. Quando o jovem chegou ao palácio, o rei ordenou-lhe que se escondesse no jardim, próximo à janela do quarto da princesa, e imitasse todos os cantos de pássaros que ele conhecia. O jovem obedeceu, e passou a tarde toda cantando. Faltava apenas um canto, e era o que ele mais gostava. Ele o deixou para o final, porque imaginou que aquele canto tivesse um significado especial apenas para ele.

Para a surpresa do rapaz, logo que ele começou a cantar, a princesa Rosana debruçou na janela. Ela era tão linda que ele se distraiu, parou de cantar e abandonou o seu esconderijo. A princesa também ficou surpresa ao ver aquele moço em seu jardim. Encabulada, perguntou: “Você viu para onde foi o pássaro que estava cantando há pouco?...” O jovem sorriu antes de dizer: “Era eu quem estava cantando. Você deseja que eu recomece a cantar?...”

Encantado com o gracioso olhar de desconfiança que a princesa emitiu em sua direção, ele começou a cantar, e Rosana sorriu porque o canto era idêntico ao da avezinha. Os dois se apaixonaram perdidamente, e o rei, satisfeito com a felicidade de sua filha, consentiu que eles se casassem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário