quinta-feira, 19 de junho de 2014

MARCELO, MARCIEL E O CAMINHO A TRILHAR



Existe sempre um caminho a trilhar, e os dois irmãos, no início, seguiam lado a lado, confiando que aquela estrada seria o melhor caminho a seguir. Os dois sabiam onde queriam chegar, mas o caminho parecia tão longo, e a estrada era tão empoeirada!... A chuva parecia ter se esquecido daquele caminho que, a cada dia, em vez de encurtar, parecia ainda mais interminável!...

Os dois irmãos, Marcelo e Marciel, continuavam caminhando dia após dia... E, certo dia, o sol estava muito quente, e uma sede imensa se apoderou de Marcelo. Ele sentou em uma pedra e disse: “Eu preciso de água. Passe já a garrafa.” E Marciel respondeu: “Você já esvaziou a sua; não pode exigir que eu lhe passe a minha.” Os dois começaram a discutir, e Marcelo encerrou a discussão quando disse: “Conheço um atalho. Você vive dizendo que atalhos trazem má sorte e são traiçoeiros. Siga o seu pedaço de estrada que eu sigo o meu.”

Marcelo se surpreendeu quando ouviu Marciel dizer: “Está certo. Siga em paz seu caminho que eu sigo o meu. Deixe a sua garrafa vazia e leve a minha. Eu não estou com muita sede, e logo conseguirei enchê-la.” Marcelo estava com tanta sede que apanhou a garrafa do irmão e partiu em outra direção.

Marciel continuou trilhando o caminho que escolhera e nunca mais ouviu falar do irmão. Ele chegou ao seu destino e ficou satisfeito com o que viu: a prosperidade conseguia abraçar a todos.

Marcelo, por sua vez, perdeu-se naquele emaranhado de atalhos. Procurando sempre o caminho mais curto, ele acabou errando a direção. Começou a andar em círculos... E ficou muito contrariado quando percebeu que havia retornado ao ponto de partida: lá estava a estrada todinha para ele percorrê-la sozinho, triste, cansado e arrependido de tê-la abandonado.

Num gesto de impaciência, Marcelo cortou o ar com a mão. Virou as costas e seguiu na direção oposta. Pensou: “Viver nesta região é melhor do que ficar comendo o pó daquela estrada!...” Ele reencontrou os amigos e, cercado por eles em uma mesa de bar, contou-lhes sua desventura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário