quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MARCÍLIO E O SENHOR DOS DESTINOS



Marcílio era o nome do homem que já havia morrido cinco vezes e, sempre que entrava no céu, ouvia o senhor dos destinos dizer: “Não, não, não, não, não!... Aqui você não pode ficar!... Você terá que nascer novamente e viver sua vida outra vez. Seus pais serão outros, seu corpo será outro, seu nome será outro, e as circunstâncias também serão diferentes. Na sua última vida, você não aprendeu nada!... Agora terá que retornar!...”

Ouvir o mesmo discurso quatro vezes já havia sido terrível!... Ouvi-lo pela quinta vez era mais do que Marcílio poderia suportar!... Revoltado, ele gritou: “Você é um incompetente!... Não sabe o que está dizendo!... Eu exijo falar com o seu superior!... Eu quero que ele me diga o que foi que eu ainda não aprendi, se é que deixei de aprender algo!...”

O senhor dos destinos, sem alterar o tom de voz, disse pacientemente: “Eu lhe farei uma pergunta. Se você conseguir responder ‘sim’ a essa pergunta, poderá permanecer aqui... Você aprendeu a ser feliz?”

Após alguns minutos de silêncio, embaraçado, Marcílio olhou para o chão e respondeu: “Não.” O senhor dos destinos disse: “Então, você não aprendeu nada e terá que retornar!...”

Marcílio ainda tentava reverter a situação quando exclamou: “Isso não é justo!... Para ter sido feliz, eu teria que ter feito o que eu desejava!... Mas havia sempre alguém dizendo que eu não poderia ser egoísta!... Que eu não deveria pensar só em mim!...”

O senhor dos destinos encerrou o encontro dizendo: “A única exigência que a vida lhe faz é que você seja feliz. Não se pode agradar a todos, sem entristecer o próprio coração.” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário